O Google deveria dominar a corrida armamentista da IA — certo?
Quando os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin , lançaram a empresa em 1998, eles a imaginaram como uma empresa de IA, disse Paul Buchheit, o criador do Gmail, em um episódio recente do podcast Y Combinator Startup. Ao longo dos anos, ela reuniu os blocos de construção para fazer isso: volumes de dados, talentos de alto nível e recursos computacionais.
Mas as implementações de IA do Google não foram nada inovadoras.
Seu novo recurso de busca de IA, AI Overviews, prometia entregar resumos organizados gerados por IA com resultados de busca do Google. Poucos dias após seu lançamento em maio, no entanto, ele estava gerando respostas estranhas, como dizer aos usuários para colocar cola na pizza . A empresa também perdeu US$ 100 bilhões em valor de mercado em um único dia em abril, quando seu então concorrente do ChatGPT, Bard, cuspiu uma resposta errada durante uma demonstração.
Buchheit — que também é creditado por ter criado o lema original do Google, "Não seja mau" — acha que o Google pode ter perdido o rumo quando se reorganizou sob sua nova empresa controladora, Alphabet , em 2015. Os fundadores recuaram, e o CEO Sundar Pichai assumiu o comando. Foi quando seu foco mudou para preservar seu monopólio sobre a pesquisa, disse Buchheit.
"Eles têm, você sabe, essa mina de ouro, como a busca é tão valiosa", ele disse. Enquanto isso, "IA é uma tecnologia inerentemente disruptiva".
Quando você responde diretamente às perguntas dos usuários — como um chatbot como o ChatGPT da OpenAI faria — você os desincentiva a clicar em anúncios, ele explicou.
"Uma empresa de busca tem uma tensão inerente entre lucratividade e fornecer as respostas certas, porque sempre há a tentação de que, se você piorar os resultados, as pessoas clicarão em mais anúncios", disse Buchheit.
Essa não é apenas a análise de Buchheit; é algo que Page e Brin notaram em seu artigo seminal de 1998 apresentando o Google. Eles disseram que a tecnologia de mecanismos de busca tem sido "em grande parte uma arte negra" e "orientada para a publicidade". Com o Google, no entanto, seu objetivo era "fornecer resultados de busca de alta qualidade em uma World Wide Web em rápido crescimento".
11 de agosto de 2024, 14h55 BRT
Nenhum comentário:
Postar um comentário